Olá mães e pais!

Curiosos em saber como ensinar seus filhos a serem mais pacientes? Parece algo impossível? Ou você pensou que a impaciência do seu filho fazia parte da sua personalidade? Bom, trago boas notícias! E sim, é possível ensiná-los a ter a santa paciência. Então fiquem atentos as dicas a baixo:

 

1. Praticando a espera.

A primeira dica, é ensiná-los a ter a noção de quanto dura o tempo. E para isso, você pode usará um cronômetro ou ampulheta, explique para elas que essas duas ferramentas servem para medir o tempo, mostre-as como funciona. Então, simule que você precisa que a criança espere 1 minuto para que o jantar fique pronto, nesse momento deixe-a medindo esse 1 minuto com algum desses medidores.

Outra opção são os jogos de tabuleiro, há estudos que apontam que eles são ótimos para o desenvolvimento infantil. Como também, auxiliam as crianças terem calma e paciência, pois precisam esperar a sua vez para jogar, e é um jogo que requer paciência para chegar ao fim.

2. Dê recompensas.

Ao dar recompensas tome cuidado, afinal, quem decide o que e quando dar a recompensa será você e não a criança. Portanto, surpreenda a criança dando-lhe recompensas quando ela menos esperar, e explique que ela está ganhando algo porque teve atitude de bom comportamento e paciência em tal situação.

3. Ensinar a se distrair.

Distração é a chave da paciência, afastar a atenção do seu filho do que ele deseja, de modo que, ao invés de se frustarem com a espera, eles poderão ter uma oportunidade de se divertir, em quanto esperar por exemplo a comida em um restuarante ou estão no trânsito. Uma dica extra é ensinar a brincadeira de adivinhação, peça para criança ver algum objeto e depois diga para ela lhe dar dicas para você adivinhar o que ela está descrevendo, depois será a sua vez e a criança adivinhar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *